O PokerStars foi fortemente criticado esta semana por anunciar o cancelamento da sua longa PokerStars Caribbean Adventure, nas Bahamas, enquanto a ilha ainda sofre com a devastação causada pelo furacão Dorian.
Seems a bit rough to announce a withdrawal from the Bahamas mere days after a hurricane devastated the place, especially since literally any other week in the last year would’ve worked just as well.
— Michael Josem (@MichaelJosem) September 12, 2019
No tweet: “Parece um pouco grosseiro anunciar uma retirada das Bahamas poucos dias depois que um furacão devastou o local, especialmente porque literalmente, durante todo o ano, qualquer outra semana anterior (à tragédia), teria servido perfeitamente para isso (comunicar a retirada)…”
PokerStars troca Bahamas, recentemente atingidas pelo furacão Dorian, por Barcelona
O anúncio bastante drástico foi uma nota de rodapé da revelação do site de que o PSPC (PokerStars Players Championship) retornaria novamente em 2020, embora em Barcelona e não nas Bahamas.
O PokerStars também falha em incluir os US $1 milhão adicionados ao PSPC inaugural no início deste ano, e não serão entregues nenhumas garantias sobre o número de Platinum Passes. Isso foi o suficiente para provocar uma revolta no Twitter…
Lol everything’s the same but we’re not adding $1mm to 1st like last year but it will DEF be bigger and better than last time. Fuck off @PokerStars and shame on you @Lance_Bradley for publishing this garbage spin. Hope ur at least getting some of dnegs crumbs from the empire https://t.co/5d7ciV6BXn
— Mukul Pahuja (@MukulPahuja) September 12, 2019
No tweet: “Lol tudo será igual, mas não adicionaremos o $1 milhão como no ano passado, mas será DEFINITIVAMENTE maior e melhor do que da última vez. Vá se fod*r @PokerStars e @Lance_Bradley você deveria ter vergonha por publicar esse lixo. Espero que vocês estejam pelo menos conseguindo algumas migalhas do Daniel Negreano…”
… felizmente, foi feito um pedido de desculpas ao respeitado jornalista que reportou o caso, Lance Bradley, do Pocket Fives. Mas parece que o questionamento de Bradley à PokerStars sobre a suas mudanças no PSPC, inadvertidamente, levaram à notícia da total rejeição das Bahamas pelo site.
O momento da decisão do PokerStars de não retornar às Bahamas foi, no mínimo, muito pouco oportuno, após as Bahamas terem ficado devastadas na última quinzena, na sequência de um furacão da Categoria 5.
Os ventos que viajam a 295 km/h causaram estragos nas ilhas, com 60 mortes confirmadas e mais de 1300 pessoas ainda desaparecidas.
A reação
Eric Hollreiser, diretor de marketing do PokerStars, alegadamente explicou a decisão de terminar sua associação com as Bahamas:
“Não é segredo que, após 15 anos de sucesso, o PCA [antes do PSPC do ano passado] estava perdendo força e houve críticas crescentes dos jogadores ao local”.
Ele adicionou. “Como tal, não voltaremos à Paradise Island em 2020. O PokerStars e nossos jogadores obtiveram grande sucesso no Atlantis Resort & Casino nas Bahamas durante uma corrida de 13 anos.
Hollreiser terminou: “… temos muitas boas lembranças celebrar a virada do Ano com o nosso PCA. Nossa pesquisa, juntamente com o feedback dos jogadores, mostrou, no entanto, que é hora de mudar para manter as coisas atualizadas e dar a nossos jogadores o que eles estão pedindo. “
Naturalmente, o grupo Stars pode fazer o que quiser quando se trata de tais decisões, mas o site já tem um histórico de péssima comunicação com sua base de jogadores.
Transgressões anteriores do PokerStars
O desastre do SuperNovaElite no final de 2015, que levou a boicotes de jogadores e uma imprensa terrível para o PokerStars, foi um desastre nas comunicações, embora Justin Bonomo tenha ido muito além disso.
“Cortar mais de US $42.000 do que havia sido prometido/nossa troca não é um fracasso na comunicação, é roubo” , twittou.
Bonomo também revelou que pagou “US $181.800 em rake para ganhar a Supernova Elite este ano” , afirmando: “Estou falando de DINHEIRO QUE EU DEI A SUA EMPRESA. Em troca, me prometeram benefícios para o próximo ano. Se você não quer honrá-las (as promessas), então vocês me devem o dinheiro que eu dei.”
In my opinion, @pokerstars is acting both illegally and unethically with their failure to honor VIP benefits in 2016 https://t.co/toYeYrXTKp
— Bonologic (@JustinBonomo) December 3, 2015
No tweet: “Na minha opinião, o @pokerstar está agindo de forma ilegal e antiética ao falhar honrar seus benefícios VIP em 2016.”
O evento do EPT Prague daquele ano viu Steve O’Dwyer e outros vestindo camisetas “somos contra as mudanças no programa VIP do PokerStars” em protesto.
Até Daniel Negreanu, naquela época como embaixador do PokerStars e o maior nome no jogo, criticou seus “financiadores” por uma comunicação que era de “nada menos que o ensino médio” , embora ele defendesse as razões por trás dos planos do SNE.
Com este último passo em falso das Bahamas, parece que, embora o PokerStars ainda possa ser o líder da indústria em muitos aspectos, eles ainda têm um longo caminho a percorrer no mundo das comunicações e relações públicas.
Ganhe até 60% de cashback ao inscrever-se através de nós no partypoker!
Ao se cadastrar no partypoker através do VIP-Grinders, você pode ganhar até 60% de cashback no partypoker e participar das seguintes Promoções Exclusivas VIP-Grinders com enorme valor extra:
- US $30 de Bônus de Boas Vindas de Poker em Spins Tickets.
- Até 100% de cashback via Diamond Elite Club
- 4 Freerolls Privados de $250 por mês
- Chase Exclusiva Party e Bwin