Um vulcão entrou em erupção no Twitter depois que a jogadora de poker e repórter Aleeyah Jadavji viu sua foto de vencedora, sendo editada no photoshop pela Poker League of Nations, uma organização centrada nas mulheres, para deixá-la mais magra e bonita – o resultado foi Alee Yah cortando os laços com a organização.
I’m in full support of women’s poker groups to bring more of us into the game but had to drop PLON today. They felt the need to photoshop my headshot so I looked skinnier when representing them.
Sure, let’s just wreck everyone’s self esteem while advocating for women!
NO!
— Alee Yah (@ElleSriracha) 13 de janeiro de 2019
No tweet Alee Yah diz: “Apoio totalmente grupos de poker femininos que tragam mais de nós para o jogo, mas tive que desistir da PLON hoje. Eles sentiram a necessidade de editar a minha foto para que eu parecesse mais magra quando estava representando a marca. Claro, vamos simplesmente destruir a auto-estima de todo o mundo enquanto defendemos as mulheres! NÃO!”
As mulheres no poker não têm a vida facilitada em nenhum evento, o comportamento sexista é muitas vezes evidente nas mesas – mas quando isso é por parte de outras mulheres “apontando o dedo”, era de esperar uma grande reação adversa.
A jornalista do WSOP, que estava jogando o PCA nas Bahamas na semana passada, tendo ganho um Platinum Pass, twittou fotos do tipo “antes e depois” para enfatizar o problema…
Before and after editing from the very same day. We went to play at Caesars and the photo on the left is from Lena’s nightly winners photo. The right was at Rio earlier that day by Kings lounge, which is the photo she edited. ??->? pic.twitter.com/HvIEzNpdda
— Alee Yah (@ElleSriracha) 14 de janeiro de 2019
No tweet: “Antes e depois da edição no mesmo dia.Fomos jogar no Caesars e a foto à esquerda é da vencedora da noite, da Lena. A foto à direita foi no Rio, nesse mesmo dia mais cedo e do Kings Lounge, e é a foto que ela editou.”
“Para que conste, eu tentei discutir e expressar minha preocupação com essa questão em nosso forum, mas me calaram. Depois disso ainda fui mais provocada e decidi ir embora. É como uma seita, um grupo superficial e eu me recuso em apoia-los.”
Alguns dos maiores nomes do poker feminino rapidamente expressaram seu apoio moral a Alee Yah, como ela é geralmente conhecida no poker.
A embaixadora da 888Poker e âncora do WSOP para a cobertura do canal da ESPN, Kara Scott, postou: “Isso é horrível! Eu sinto muito que você teve que lidar com isso.”
A Master Internacional de Xadrez e profissional de poker Jennifer Shahade escreveu: “Isso é tão errado, minha amiga! A pessoa culpada deve se comprometer a ler sobre o feminismo interseccional para entender as raízes da questão. Um simples pedido de desculpas e uma promessa de “retirar a foto” não é suficiente “.
Natasha Mercier teve uma opinião diferente sobre a questão do photoshop, afirmando: “Eu não quero defender ninguém, mas o Photoshop é muito usado. Jason literalmente se parece com Harry Potter em seu avatar online. Eles fazem TODO MUNDO parecer mais bonito :)”
Sua grande amiga e CMO do RunItUp, Kristalina Houston, não se conteve em dizer o que ela achava da editora da Poker League of Nations que tomou a decisão de ‘embelezar’ Alee…
Wait… What?! This blows my mind. 1st you’re beautiful just as you are. 2nd good for you for speaking up. 3rd F*ck that. I have a few things on my mind about this but I will reserve it for a private call with you. Love you, just as you are! pic.twitter.com/Ktl9zu8dVa
— Kristalina Houston (@KristalinaS) 13 de janeiro de 2019
No tweet: “Espere… Como assim? Isso me deixa louca. 1º, você é linda do jeito que você é. 2º, ainda bem que você se impôs. 3º Isso que se fod*. Eu tenho algumas coisas em mente acerca disso, mas vou garda-las para um telefonema privado com você. Te amo do jeito que você é!”
Um longo status no Twitter da auto proclamada ‘entidade de poker e grinder de startups’ Simkha Blank abordou praticamente todos os aspectos do que as mulheres enfrentam no jogo. Desde o assédio ao bullying e à misoginia…
The hot topic of the moment is @PokrLeagNations editing a shot of the gorgeous @ElleSriracha without her consent to make her thinner/skin lighter/hair shorter, and it’s truly awful, but that’s just the tip of the yikesberg
— Simkha Blank (@Simkha) 13 de janeiro de 2019
No tweet: “O tema do momento é a @PokrLeagNations editando uma foto da linda @ElleSriracha sem o seu consentimento para deixa-la mais magra, de pele mais clara e cabelo mais curto e isso é horrivel, mas é apenas a ponta do problema”
“E antes que vocês comecem atirando suas pedras e me dizendo que odeio homens, vou já dizendo que as mulheres são capazes de serem tão ruins umas paras as outras quanto os homens são para as mulheres e nós temos um longo trabalho pela frente em relação a isso.”
A Poker League of Nations ainda não comentou publicamente sobre o problema da foto, em seu feed do twitter e continuam com os tweet “normais”. Sendo este um de seus últimos tweets:
One year ago @mjbloech and @LenaEvans88 created PLON. In mid-April 2018, they included #MoreWomen and grew to the world’s largest women’s poker organization. PLON has staked women worldwide & grown a solid organization valued for community, outreach, & knowledge. HAPPY HOLIDAYS! pic.twitter.com/p0mpUBTCZO
— PokerLeagueOfNations (@PokrLeagNations) 18 de dezembro de 2018
No entanto, o abandono público da PLON por parte de Alee Yah já teve um efeito sobre a organização, e a profissional de poker Nancy Birnbaum também já se demitiu.
Birnbaum afirmou no Facebook: “Eu não tolerarei mulheres sendo abusadas ou mal representadas. Eu levo minha reputação muito a sério. Eu também vou renunciar como embaixador da Poker League of Nations ”.
Continuaremos atentos para ver se a Poker League of Nations conseguirá sobreviver a uma tal chicotada pública, e o VIP-Grinders já entrou em contato tentando obter um comentário sobre o assunto.
Garanta a melhor oferta PartyPoker da internet!
Pronto para entrar em alguma ação de poker? Consiga a melhor oferta da Partypoker e receba os seus $22 grátis, até 50% de rakeback e participe de nossas promoções exclusivas, incluindo: