Novo avanço na IA de poker
Este é outro avanço na pesquisa da Inteligência Artificial no poker. Um novo bot de poker venceu um line-up de 5 jogadores de elite de cada vez em uma sessão de 6-handed No Limit Hold’em cash game.
O bot de poker que recebeu o nome de “Pluribus” é um produto dos esforços de colaboração entre o departamento de inteligência artificial do Facebook e a Carnegie Melon University.
O professor de ciência da computação Tuomas Sandholm e Noam Brown, seu aluno fazendo um Ph.D., lideraram o projeto na parte da CMU. Eles têm bastante experiência no desenvolvimento de bots para jogar poker.
Libratus vence Poker Pros em heads-up
Em janeiro de 2017, a criação do Prof. Sandholm chamada Libratus conseguiu derrotar uma equipe de 4 jogadores de profissionais de high stakes em uma série de partidas heads-up.
Antes desse experimento bem-sucedido, o professor chamou o poker de “a última fronteira da solução de jogo em IA” . A razão é que, ao contrário do xadrez ou dos jogos que já foram resolvidos pelos computadores, o poker é um chamado “jogo de informações imperfeito”.
Jogo de informação imperfeito significa que o jogador tem acesso a alguma informação que seus oponentes não têm. No caso do poker, são as cartas fechadas (hole cards).
O bot de poker Libratus chegou até a ser usado pelos militares dos Estados Unidos em alguns projetos.
Bot de Poker Pluribus vence profissionais de poker de elite, incluindo LLinusLLove e Nick Petrangelo
Desta vez, os pesquisadores realizaram dois experimentos. Eles colocaram um bot jogando contra 5 jogadores humanos. Além disso, também tinham uma pessoa que jogando contra 5 bots ao mesmo tempo.
Em ambos os casos, os bots conseguiram vencer as sessões por margens estatisticamente significativas.
No teste, 13 profissionais de poker se revezaram jogando contra o software de IA. Os participantes incluíram Linus “LLinusLLove Loeliger, e o vencedor do bracelete WSOP por duas vezes, Nick Petrangelo.
Jason Les e Jimmy Chou também fizeram parte da equipe que acabou perdendo para a Libratus há dois anos.
Desta vez, o Pluribus venceu o lado humano em 5 dólares por mão, em média. O jogo foi disputado em stakes de US $50/$100.
Noam Brown escreveu o seguinte em um post no Facebook do site de IA acerca do jogo de poker em geral:
“Nenhum outro jogo incorpora o desafio de informações ocultas como o poker, onde cada jogador tem informações (suas cartas) que os outros não têm. Uma IA de poker bem-sucedida deve raciocinar sobre essas informações ocultas e equilibrar cuidadosamente sua estratégia para permanecer imprevisível enquanto ainda escolhe boas ações. ”
Opiniões dos Poker Pros sobre o Pluribus
Muitos canais mainstream fora da mídia específica do poker cobriram a história. Esses incluem o The Times, a BBC, The Verge e o MIT Technology Review.
Dentro das rodadas de poker, Doug Polk disse o seguinte sobre o assunto:
“Há uma nota importante, no entanto. O bot tem que jogar com uma profundidade de stack igual à sua própria. Então, essencialmente, será muito forte quando for a stack mais curta, mas à medida que for se aprofundando, ela terá que redefinir para uma quantidade menor de big blinds. Portanto, não é exatamente uma IA perfeita com várias mãos neste momento, isso seria um grande salto quando se está jogado atualmente.”
Sim, as rápidas melhorias na tecnologia de bots de poker podem ser irritantes para muitos jogadores de poker online.
Já vimos casos em que os principais sites de poker emitiram restituições aos seus jogadores depois que foi descoberto que bots trapaceiros estavam jogando em suas mesas. Alguns temem que, com os desenvolvimentos em curso, a situação dos bots online só piore…
Garanta o melhor acordo de rakeback do partypoker!
Ao se cadastrar no partypoker através do VIP-Grinders, você pode ganhar até 60% de cashback no partypoker e participar das seguintes Promoções Exclusivas VIP-Grinders com enorme valor extra:
- US $30 de Bônus de Boas Vindas de Poker em Spins Tickets.
- Até 100% de cashback via Diamond Elite Club
- 4 Freerolls Privados de $250 por mês
- Chase Exclusiva Party e Bwin