Quando a estratégia do GTO (Game-Theory Optimal) entrou em cena, prometia uma nova maneira emocionante e moderna de jogar o jogo. Moderna, certamente, mas não tornou as coisas emocionantes.
Como veremos, as estratégias de GTO e os GTO solvers tiveram algumas consequências não intencionais para o ecossistema do poker, a maioria delas não sendo boa para o jogo.
Importância exagerada do GTO
Antigamente, os jogadores de poker jogavam um estilo ortodoxo enquanto tentavam entender as tendências de seus oponentes. Após o boom do poker, isso se transformou em uma situação geralmente mais agressiva.
Avançando rapidamente para os jogos pós Black Friday, vemos-nos inundados de jogadores tentando descobrir o que é uma estratégia perfeita, querendo obter lucro automático sem precisar fazer nenhum trabalho sério.
Essa é uma forma tão seca de jogar poker que não é surpresa que os jogadores tenham se desligado do jogo ao se deparar com ela.
Esse efeito de lavagem cerebral que levou os novos jogadores a pensarem que é isso que eles precisam fazer para ter sucesso está sendo uma consequência prejudicial à saúde do jogo.
GTO não é o futuro
Se esta subcultura GTO na comunidade do poker continuar, ela se tornará a pior propaganda possível do jogo.
O poker é um jogo tão rico e interessante que deve ser promovido como tal. É uma disciplina do atletismo mental, onde os jogadores se enfrentam.
O jogo de xadrez sofreu um destino semelhante nos últimos 15 anos desde que os computadores se tornaram fortes o suficiente para derrotar os melhores jogadores humanos. Agora, jogadores iniciantes completos estão gastando muitas horas aprendendo jogadas de abertura rotineiramente e verificando as sugestões do computador.
A armadilha dessa abordagem é que esses jogadores nunca aprendem a pensar por si mesmos. É exatamente isso que está esmagando tantos jogadores de micro stakes no poker.
Eles aprendem um sistema como jogar, muitas vezes ditado por um GTO solver, mas se perdem em lugares que ainda não exploraram. Sem experiência em refletir sobre princípios básicos, esta é uma receita para o desastre.
Exploratório vs Equilibrado
De certa forma, as estratégias de GTO são o que acontece quando as conversas sobre equilíbrio vão longe demais. Costumávamos discutir como manter uma mistura de mãos fortes e mãos fracas ao nosso alcance na maioria das ocasiões.
Agora, os jogadores estão ficando obcecados em ter a combinação perfeita, para que possam memorizar e esquecer o que seu oponente pode estar pensando.
É fato que, a menos que jogemos em jogos de high stakes com jogadores de elite de classe mundial, uma abordagem exploradora será sempre a mais lucrativa. Os adeptos do GTO parecem querer ignorar isso.
A decisão de banir o HUD por sites como o partypoker é um passo na direção certa. Enquanto os HUDs geralmente exibem apenas as informações lidas na mesa de forma mais precisa, se tornaram tão avançados que eles próprios se tornaram parte do problema.
A lição mais importante aqui é que os novos jogadores não devem se deixar levar pelo jogo, sentindo que terão que se comportar como robôs. Deixe os jogadores de elite continuarem aperfeiçoando suas estratégias já avançadas. Não há necessidade disso para o resto de nós.
O oponente médio comete tantos erros grandes. Devemos sempre nos concentrar em como explorar isso, em vez de jogar em uma linha GTO que será menos lucrativa a longo prazo.
Não se esqueça de conferir as últimas notícias do poker para saber o que está acontecendo.
Ganhe até 60% de rakeback na partypoker ao se inscrever através de nós!
Ao se cadastrar no partypoker através do VIP-Grinders, você pode ganhar até 60% de cashback no partypoker e participar das seguintes Promoções Exclusivas VIP-Grinders com enorme valor extra:
- US $30 de Bônus de Boas Vindas de Poker em Spins Tickets.
- Até 100% de cashback via Diamond Elite Club
- 4 Freerolls Privados de $250 por mês
- Chase Exclusiva Party e Bwin