Essa foi a pergunta que Doug Polk, jogador de poker, fez à famosa streamer de xadrez Alexandra Botez, e as respostas podem surpreendê-lo.
Poker vs xadrez
Os dois jogos sempre atraíram um tipo semelhante de pessoa. Basicamente, jogos para um jogador com a ideia de enganar seu oponente usando não muito mais do que sua própria inteligência.
O poker obviamente tem um elemento de sorte muito maior envolvido. No entanto, as semelhanças estão definitivamente lá, e houve um grande cruzamento entre os jogos.
Daniel Negreanu (visto jogando xadrez online abaixo) e Bill Perkins adoram xadrez, enquanto Dan Smith e Mike McDonald, entre outros, são muito bons no jogo de 64 quadrados, assim como o vice-campeão do Main Event WSOP de 2011, Martin Staszko.
Entre os jogadores de xadrez, o Grão-Mestre Russo Alexander Grischuk jogou eventos do EPT, o principal jogador espanhol Francisco Vallejo Pons foi perseguido pelas autoridades fiscais por seu jogo online. Por outro lado, a lenda israelense Boris Gelfand uma vez recusou uma oferta lucrativa de um clube porque não queria passar todo almoço discutindo poker com seus companheiros de equipe!
Botez tinha suas próprias opiniões sobre isso quando Polk perguntou diretamente: “Quem você acha que é mais inteligente – os melhores jogadores de xadrez ou os melhores jogadores de poker?”
“Essa é uma pergunta complicada… obviamente, se você é um jogador de topo em qualquer coisa, precisa ser extremamente inteligente”, embora acrescentando: “quanto disso é treinamento em oposição ao QI ou inteligência emocional?”
Polk explicaria mais tarde sua própria posição sobre isso: “Como jogador de poker online, é definitivamente mais QI do que inteligência emocional (IE), mas à medida que você joga mais poker ao vivo, pode adicionar esse elemento [IE].
“Acho que em níveis baixos pode ser muito importante… em níveis mais altos, não há muitas coisas acontecendo.”
Botez tinha uma palavra para jogadores de xadrez “Eu sempre fico confusa com pessoas que são inteligentes o suficiente para serem Grão-Mestre, mas depois passam a vida inteira sendo um Grande Mestre mediano.”
“Coloque essa capacidade intelectual em uso, não precisa estar falido, não precisa estar morrendo de fome!”
Então, quais fatores tornariam qualquer um dos jogadores mais inteligente?
O xadrez quase certamente tem o nível de ensino superior. Os diplomas universitários são uma conquista perfeitamente normal para os nerds dos dois jogos.
A própria Botez, americana-canadense de 25 anos, estudou Relações Internacionais na Universidade de Stanford. Enquanto Polk, por exemplo, abandonou a Universidade da Carolina do Norte para jogar poker em tempo integral.
Ambos fizeram são grandes nomes em seus respectivos campos, e com uma boa quantia de dinheiro para acompanhar, no entanto, o xadrez, em geral, não vai enriquecer muitas pessoas. Por outro lado, é improvável que você também fique completamente falido, então isso parece mais inteligente em alguns aspectos.
O feed do Twitter de Polk recebeu algumas visões sobre isso…
So meaning the smarter play is go where the EV is….
— Vincenzo (@WonkyVin) September 15, 2021
Um comentarista no YouTube dividiu-o em dois conjuntos de vantagens para “inteligência”:
“Xadrez: cálculos abstratos, algoritmos;
Poker: probabilidades, raciocínio dedutivo, psicologia
…resumindo com o seguinte: “Provavelmente xadrez, mas diferente para pessoas diferentes.”
Outros tinham opiniões diferentes, um fã do Twitter alegou que no mundo do xadrez é tudo questão de memória…
Chess is all memorization, no skill. So much easier to abuse fish. One you seen it once you seen it all… If you lost to someone, it’s because they’ve memorized more up until this point.
— David Smith (@dk34997) September 15, 2021
Então, qual grupo você acha que é mais inteligente? Compartilhe sua opinião em nossas redes sociais!