Fedor Holz criou agitação no dia de Natal no sábado, acusando dois regs brasileiros de collusion na mesa final de um torneio do 888poker, alegando que a dupla “provavelmente não estava ciente de que estava sendo transmitido ao vivo com cartas expostas”.
A pretty obvious collusion spot including Seijistar on a big 1K FT vs his friend Selouan. They are part of a Brazilian HS group that work together called “9Tales”. Cheating sucks. I think every HS reg that doesn’t cheat should work together to bring up similar situations. pic.twitter.com/TZLT8BoHC7
— Fedor Holz 🐧 (@CrownUpGuy) December 25, 2021
Os dois jogadores em questão – Rodrigo “selouan1991” Selouan e Rodrigo “seijistar1” Seiji – se encontraram na mesa final do US$1.050 WPT no 888Poker.
Na mão tuitada por Holz – a única mão que o alemão ofereceu até agora como prova de cullusion – o chip leader, Seiji, viu seu raise de 2BB UTG recebido pelo all-in shove de Selouan com 7BB no botão.
Para Holz, o que aconteceu a seguir foi um sinal claro de que a dupla estava conspirando, o profissional semi-aposentado twittou…
In case It isn’t clear, AJ folds. They probably weren’t aware it’s live-streamed with cards up.
— Fedor Holz 🐧 (@CrownUpGuy) December 25, 2021
Não demorou muito para que alguns outros grandes nomes entrassem no debate, com Justin Bonomo rapidamente pedindo sanções contra os jogadores brasileiros.
Thanks for sharing this. I very much agree sharing these is good for the health of the community
I hope money is taken and the appropriate players from the tournament get their payouts bumped up
— Bonologic (@JustinBonomo) December 25, 2021
Discussões sobre se o fold de Seiji estava correto ou não deixaram Patrick “plenopads” Leonard lutando para encontrar desculpas para o que parecia ser um caso claro de chip-dumping:
“AJo provavelmente ainda estará muito perto aqui, definitivamente não é e slam dunk, basicamente nunca vi ninguém foldando aqui, imagine que é v call marginal e “justificável”, ele não quer dobrar o melhor jogador restante etc. Mas sim, se os A9s forem AJo, tem que fazer isso.”
Jens Arends estava pressionando para um olhar mais atento ao jogo anterior da dupla, afirmando: “Acho que seria bom revisar seus FTs compartilhados e o jogo de satélite no GG. Se eles fizerem isso no 888, parece provável que você encontre mais algumas evidências lá que sejam dignas de serem banidos.”
Seu comentário: “Isso é apenas uma proibição, certo? Lol brasileiros”, não o favoreceu aos olhares de muitos, especialmente no Brasil, onde foi descrito na mídia de poker como um “inimigo dos brasileiros”.
Arends se defendeu quanto ao seu comentário, explicando: “Eu não tenho problema com os brasileiros, tenho um problema com collusion, soft game, ghosts etc. Se esses dois fossem de outro país, eu os acusaria da mesma forma.”
De volta ao “collusion ou não?” principal argumento, o jogador Panxetillo comentou no Twitter…
“Essa mão era muito suspeita, eu não sabia que eles trabalhavam juntos no 9tales, então faz sentido agora. Obrigado por expor este caso, temos que expulsar pessoas que trapaceiam e conluem para bem do poker. Espero que @888poker investigue isso e tome medidas!”
O próprio 888poker rapidamente se pronunciou sobre o caso, prometendo uma investigação…
Any type of collusion is in clear violation of our user agreement.
We are reviewing this hand and others played between these two players. We are contacting the players to better understand their POV. We will be in touch with the players and act upon our investigation results.— 888poker (@888poker) December 25, 2021
Amigos dos jogadores brasileiros fizeram o seu melhor para defendê-los, twittando reportagens da mídia brasileira que viram Seiji refutar as alegações de conluio.
“This Christmas morning I woke up to the unfortunate surprise of being accused on Twitter of collusion at a final table I played this week at @888poker. As I don’t have Twitter, I would like to thank Mundo Poker for the possibility of clarifying the case” Seiji to @CrownUpGuy
— MundoPoker (@MundoPokerBr) December 25, 2021
Os tweets do meio de comunicação brasileiros sobre a explicação de Seiji continuaram: “Primeiro a parte técnica. Na mão em questão, temos 5 jogadores e eu abro mini-raise no HJ com AJo, tenho 27,3BBs, Rodrigo Selouan shova de BTN 7.1BBs. Foldei, fui acusado de conluio porque era um “call óbvio”.
“Na época, eu considerei que o oponente não faria shove de mãos como QJs, KJs, KQs, A9o e talvez nem ATo por causa da pressão que os payouts colocam no jogo.”
Seiji acrescentou: “É difícil tomar essas decisões no jogo e eu julguei mal a situação… Está longe de ser um “call óbvio”, como qualquer pessoa com acesso a um programa de avaliação de ICM identificará.”
O brasileiro estava compreensivelmente infeliz por ter sido acusado publicamente:
“Qualquer um que me conheça conhece minha integridade, que nunca havia sido questionada antes”, afirmou Seiji.
Ele acrescentou: “Ainda parece absurdo pensar que eu, com mais de 15 anos trabalhando no campo, arriscaria uma carreira de sucesso e uma reputação imacimaculada para ganhar um punhado de dólares em uma mesa televisionada.”
Apesar das acusações, e independentemente do hype das mídias sociais, Seiji estava esperançoso de que a comunidade de poker chegasse a suas próprias conclusões, a seu favor.
“Embora eu ainda esteja surpreso com esses tempos de mídia social em que a acusação já é o julgamento, só posso acreditar na capacidade de discernimento da comunidade de poker, que me recebeu tão bem hoje. Um ótimo Natal para todos.”
Enquanto isso, no dia seguinte, Holz seguiu seu tweet do dia de Natal, descrevendo a situação como um “ponto duvidoso”…
I think it is a very sketchy spot knowing that they share action. To me it looks like he made that fold because he has action and wouldn’t otherwise, that’s why I posted it.
There is a lot of cheating going on in highstakes and I think we need to raise more awareness in general.— Fedor Holz 🐧 (@CrownUpGuy) December 26, 2021