Chance Kornuth foi acusado de supostamente tentar um angle shoot em um amador durante o Main Event da WSOP.
Os colegas profissionais eram os principais entre os insatisfeitos com as ações de Kornuth na mesa principal…
This is horseshit. There are clearly things you are allowed to do within the rules, that you just shouldn’t do. He wouldn’t do this vs Jason Koon. Just a cheap trick only worth trying vs an amateur. Surprised he’d do this on a televised broadcast. https://t.co/YikjcTyclY
— Jason Strasser (@strassa2) November 14, 2021
Angle shoot no Main Event WSOP deste ano?
As ações indiscutivelmente duvidosas de Kornuth surgiram quando ele contemplava uma decisão no turn contra o jogador texano Kyle Arora, simulando um shove com uma parte do seu stack com as duas mãos, mas eventualmente apenas reposicionando-as de lado – o tempo todo olhando para seu oponente.
“Uau, aí vem”, anunciou o comentarista do PokerGo, Lon McEachern, adicionando rapidamente um “Talvez!” enquanto Kornuth soltava suas fichas. “Eu não sou fã disso… sabe, é permitido e ainda assim eu nunca gosto disso.”
No Twitter, a reação foi naturalmente um pouco menos contida.
Chris Brewer começou twittando: “Deve haver penalidades por mover intencionalmente suas fichas de uma maneira que você esteja fazendo o oponente pensar que está dando call/raise para leituras.”
“Para que conste, não estou tentando dizer que Chance é horrível ou algo parecido. Eu gosto dele, ele é sempre amigável à mesa, e está dentro das regras, mas não acho que isso deva estar dentro das regras.”
Então veio o tweet de Jason Strasser acima, alegando que Kornuth nunca tentaria isso contra um profissional experiente. Essa afirmação, no entanto, foi refutada por Ike Haxton…
He 100% would do this against anyone. We’ve been laughing at him for it for a decade, but he won’t stop.
— Isaac Haxton (@ikepoker) November 14, 2021
Outros movimentos controversos na mesa
As regras afirmam que, se um jogador usa “movimento para frente” ou cruza a linha de apostas com suas fichas, ele está comprometido com a aposta, mas no exemplo de Kornuth isso não aconteceu.
O fã de poker Clayton Maguire adotou exatamente essa perspectiva no twitter: “Não há problema aqui. As pessoas separam calls/bets/raises do resto de sua pilha o tempo todo, nunca avançaram ou algo assim.”
Ryan Leng tinha a mesma opinião: “Apenas uma parte do poker ao vivo. Regras envolvendo movimento para frente impedem que ele saia da linha.”
Dan Zach se juntou ao debate, mas do lado oposto…
Disappointed by responses on here. I agree this should not be allowed. Under current rules it is so obviously nothing should be done here… just think this *should* be made against the rules.
— Daniel Zack (@Dan__Zack) November 14, 2021
Brewer não foi influenciado pelos argumentos a favor da jogada de Kornuth. Ele afirmou: “Acho que é apenas uma forma de trapaça e não uma estratégia de poker. Não deveria caber a um oponente ter que saber que a pessoa com quem eles estão jogando está tentando fazer angle (shoot)…”
Angle shoot ou não, os jogadores precisam estar cientes de todos os truques e armadilhas possíveis que podem encontrar ao jogar ao vivo.
Um dos angle shoots mais flagrantes dos últimos tempos foi visto no Main Event do EPT Barcelona. Desta vez com as cartas, não as fichas, fazendo um pequeno passeio pelo feltro…
Controversy❗
Get @Stapes and @spraggy‘s thoughts on a possible angle in the #EPTBarcelona Main Event 👇
Cards-up coverage continues at https://t.co/hRFaQAqWdk pic.twitter.com/Ok0y6NN5rS— PokerStars LIVE (@PokerStarsLIVE) August 28, 2019
Regras oficiais da WSOP
As próprias regras do WSOP mencionam o movimento para frente dos chips e das cartas várias vezes. A regra 105 fala em “mãos mortas”, enquanto a regra 33 fala apenas no Limit Hold’em.
- No limit poker, se você fizer um movimento para frente com fichas e, assim, fizer com que outro participante aja, poderá ser forçado a completar sua ação ou perder sua mão e as fichas
A regra 174, abaixo, é a que provavelmente deveria ter sido aplicada no WSOP 2017, quando Matt Glantz sofreu um angle shot de Sam Grizzle, com Mike Matusow lá como testemunha do flagrante incidente de movimento para frente.
A regra 174 afirma: “Uma aposta não é vinculativa até que as fichas sejam realmente liberadas para o feltro, a menos que o participante tenha feito uma declaração verbal de ação. No entanto, um movimento para frente com fichas na mão pode resultar em um participante sendo forçado a deixar o valor mínimo permitido para pagar a aposta, a critério do Supervisor, especialmente se o movimento para frente provocar uma ação de outro participante envolvido na mão.”
Você pode conferir nosso artigo anterior sobre os que algumas pessoas são capazes de fazer para ganhar no poker, incluindo o “Pior angle shoot da história do poker“.