Olivier Busquet causou alguma agitação esta semana afirmando publicamente que qualquer um que use Assistência em Tempo Real (RTA) no poker é um “trapaceiro” que está “roubando” de outros jogadores – e ficou chocado que Doug Polk e Daniel Negreanu até tenham considerado usar gráficos pré-flop em sua infame Grudge Match.
Not to make this personal but I was absolutely floored by @DougPolkVids and @RealKidPoker even discussing the possibility of using preflop charts not because it’s cheating if they agree (they can agree to what they want) but because of how incredibly and profoundly lazy it is.
— Olivier Busquet (@olivierbusquet) July 10, 2021
Busquet condenando o uso de solucionadores
O profissional nascido em Nova York foi claro em sua condenação daqueles que dependem de qualquer uma das várias ajudas externas disponíveis para os jogadores hoje em dia, twittando em termos inequívocos…
Isso levou a uma aparição no podcast Doug Polk, que apesar de um título clickbait – “Será este o próximo ESCÂNDALO DE TRAPAÇA no poker?” – é uma discussão muito necessária e esclarecedora…
Para aqueles jogadores que não estão a par da ameaça iminente e realmente existente ao poker online, a Assistência em Tempo Real (RTA) é o uso de praticamente qualquer coisa que ajude um jogador a tomar uma decisão durante um jogo ou torneio.
Essa ajuda pode ser completamente automatizada, como um HUD (Head-Up Display) ou exigir entrada manual, como um solucionador, e abrange tudo, desde gráficos simples de push/fold e range até calculadoras de ações ICM até solucionadores GTO.
Uso recente de solucionadores
O GGPoker, por exemplo, proíbe todos esses e permite apenas o material de referência mais básico, para iniciantes, de um gráfico de pré-flop que define o valor relativo de mãos iniciais em cada posição.
Não obstante os termos e condições dos sites, houve inúmeros casos de profissionais de poker usando essa assistência proibida, o caso do ano passado que revelamos envolvendo Fedor “GlitchSystem” Kruse, foi mais polêmico de todos.
Kruse foi acusado por seus próprios colegas de apartamento de usar RTA durante cash games no PokerStars e em outros sites. Sua “máquina dos sonhos” (foto abaixo) foi carregada com milhares de spots de cash game pré-resolvidos separados em diferentes pastas. Isso permitiu que Kruse os acessasse com o clique de um mouse e seguisse o conselho do solucionador com exatidão.
O GGPoker respondeu lançando uma investigação e aprimorando seus métodos de detecção de Assistência em Tempo Real, revelando:
“Através de nossos métodos de detecção atualizados, descobrimos um pequeno grupo de usuários de RTA na GGPN. Tomamos medidas imediatas nessas contas à medida que continuamos a desenvolver nossos processos.”
Essa ação envolveu a proibição de 40 contas e o confisco de quase US$1,2 milhão, com avisos emitidos para muito mais jogadores.
De volta a Busquet e Polk e sua longa discussão sobre todos os aspectos da trapaça do poker online e a opinião geral parecia ser que Busquet estava certo.
Agree w @olivierbusquet on pretty much everything here. Great convo.
Even though I agree with Olivier, I find him completely insufferable on Twitter, Youtube, & text. At the same time he is 100% always a pleasure to be around in real world. Hard to wrap my head around it.
— Matt Glantz (@MattGlantz) July 14, 2021
Certamente não é um tópico que desaparecerá tão cedo. Sinta-se à vontade para compartilhar seus próprios pensamentos sobre RTA no poker online em nossas redes sociais.
Não se esqueça de conferir as últimas notícias de poker para ver o que está acontecendo no mundo do poker.