Philipp Gruissem não é apenas uma lenda absoluta de torneios, ele é também um dos jogadores mais divertidos e espirituais do mundo do poker.
Conversamos com Philbort sobre rap, Yoga, o cenário alemão dos high roller e por que o effective giving (doação eficaz) é tão importante.
VIP-Grinders.com.br: Em sua biografia no Twitter diz o seguinte “Também gostaria de ser: rapper, poeta, tantramaster!” O que torna essas profissões fascinantes para você?
Philipp Gruissem: Eu sempre me interessei pelo rap desde muito novo e há algo que ficou em mim. A possibilidade de divulgar uma mensagem de forma lúdica é muito interessante.
“Existe algo muito legal em escrever letras de jeito artístico”
Comecei a fazer isso um pouco, mas principalmente por diversão com os amigos e, tal como em todas as profissões, é difícil começar.
Há algo realmente legal em escrever letras de uma maneira artística. Isso libera você em muitos níveis, você coloca algumas coisas pra fora e deixa outras coisas mais claras, quando você se vê pelo lado de fora.
Quanto ao Tantra, eu tenho me aprofundado nos últimos dois anos. É um tópico super interessante e muito profundo, você pode colocar toda a sua vida nisso e se aprofundar mais e mais no mindset e nas práticas. Se você fizer isso corretamente, é uma experiência indescritível, que infelizmente apenas 1% das pessoas experimenta durante a sua vida.
VG: Falando em rap, ouvi seu rap do David Peters. Como surgiu a ideia? Será que iremos ver um rap ou disco do Philbort no futuro?
Who doesn’t love @TheRealPhilbort? Because of, or maybe in spite of his rapping ability. You can catch all the action from #MILLIONSRussia right here: https://t.co/6csKMWKpP0 pic.twitter.com/8H5oUD9TW2
— partypokerLIVE (@partypokerlive) 10 de agosto de 2018
PG: Tudo é possível, mas não tenho planos. Eu realmente ainda não sou bom nisso, especialmente essa música. Ela é realmente ruim e vem mais de meus pensamentos estúpidos.
Essa música com certeza não será é produzida, isso posso te dizer (risos).
VG: Vi uma foto engraçada no seu Instagram, onde você posa com uma arma na frente de uma pintura de Don Corleone. Você pode nos contar a história por trás disso?
PG: Eu estava em um restaurante em Malta, onde estou morando agora, e havia uma pintura de Don Corleone, que sempre foi a favorita do meu amigo Igor Kurganov, então fiz essa foto para ele.
O dono do restaurante também tinha uma arma, então eu tive que combinar as duas coisas. Essa é a ideia por trás da imagem.
VG: No começo do ano você entrou para o Team PartyPoker Pro. Como você conseguiu o patrocínio? Você acredita que a PartyPoker substituirá o PokerStars como o melhor site de pôquer do mundo?
PG: Tudo é possível. Eu acho que a Partypoker continuará a crescer, mas se tornar o número 1 não é tão provável e também depende do que o PokerStars está fazendo, regulação e muitos outros fatores.
A PartyPoker está realmente bem e fazendo algumas coisas muito melhor do que a PokerStars.
Isso também está relacionado com como eu me tornei um profissional do PartyPoker. Conheci as pessoas nos bastidores e tive uma boa conexão com eles. Eles me contaram sobre seus planos, é um time jovem cheio de energia e com bons costumes, o que me interessou.
VG: Muitas pessoas não sabem que você também é um excelente jogador de tênis de mesa e que venceu o número 1 do ranking de Malta este ano. Qual foi o seu plano de jogo?
Breaking news malta!
Happy philbort episode nr 1: pic.twitter.com/hcU41apCg2— Philipp Gruissem (@TheRealPhilbort) 3 de abril de 2018
PG: Boa pergunta. Primeiro de tudo, ele ainda é muito melhor que eu, mas eu o peguei no meu melhor e no seu dia mais fraco.
Naquele dia fiz umas meditações loucas que um amigo meu havia recomendado. Muitas pessoas dizem antes de um acidente que você vê tudo em câmera lenta e esse é o estado no qual queria entrar para o jogo, então eu tentei algumas técnicas de meditação mais avançadas.
Não era como aquele estado de câmera lenta, mas foi ótimo, como se algo tivesse assumido o controle e foi também uma experiência bem louca.
VG: Você é co-fundador da organização de caridade Raising for Effective Giving (REG). Você pode explicar por que a doação eficaz é tão importante? Como você escolhe as instituições de caridade que você apoia?
PG: A doação eficaz (effective giving) é importante, porque você não quer desperdiçar dinheiro. Com o dinheiro vem a responsabilidade e se você o desperdiçar, isso fará com que você se sinta mal.
“Fizemos um grande esforço para escolher as melhores instituições de caridade”
Em instituições de caridade as diferenças são 100x relativamente à sua efetividade. Fizemos um grande esforço para categorizar as instituições de caridade para poder escolher a melhor de cada categoria.
É difícil comparar instituições de caridade de diferentes áreas, mas dentro do mesmo campo é fácil comparar usando números e informações disponíveis.
VG: Você está praticando muito Yoga. Houve alguma experiência em sua vida que levou você a esse percurso espiritual? Como o seu jogo de pôquer é beneficiado com isso?
PG: A coisa toda com o Yoga começou porque queríamos melhorar no poker. Eu me perguntei como posso treinar meu corpo e minha mente para estar melhor preparado para uma sessão de pôquer.
Se você tem apenas 30 minutos para se preparar para uma sessão, o Yoga é definitivamente a maneira mais eficaz de fazer isso.
Os resultados foram muito bons e quando me aprofundei, descobri que é muito mais do que pensava. Existem centenas de tesouros a serem encontrados no caminho e tem sido uma percurso incrível!
VG: Fabian Quoss, um dos seus amigos, recentemente se aposentou do poker. Você já pensou em se aposentar ou chegou ao ponto onde o poker não era mais divertido?
PG: Sim, eu já estive nesse ponto, com certeza. Esse ponto irá aparecer, mas eu posso apenas dar o conselho para apenas fazer uma pausa, em vez de desistir imediatamente.
Ninguém pode dizer o futuro e talvez em 10 anos você perceberá que esse era o melhor jeito de ganhar algum dinheiro ou você perderá o jogo. Por isso, eu não faria planos de longo prazo, nem diria que me aposentaria do poker.
VG: Você é um dos High Rollers alemães originais. Você ainda tem contato com sua antiga equipe ou com a segunda geração de High Rollers alemães, como a Equipe de No-Limit Gaming?
PG: A equipe original alemã High Roller está muito dividida e espalhada por todo o mundo. Não tenho muito contato com nenhum deles, mas sempre seremos amigos.
“O Partypoker está fazendo muitas coisas muito melhor do que o PokerStars”
Não estou integrado na nova cena alemã High Roller, então estou segurando a bandeira para os alemães da velha escola (risos).
VG: Neste momento, estão sendo realizados os maiores buy-ins na Série High Roller da Triton e eles geram uma ação insana. Esses jogos não são tentadores para você ou já jogou neles?
PG: Sim, os eventos do Triton são muito legais. Da última vez, joguei os eventos No-Limit.
Os eventos de Short Deck não posso jogar, já que eu entendo zero sobre o Short Deck Poker, mas é um jogo interessante e se você quiser entrar nas High Stakes, então pode ser uma boa opção.
A maioria dos jogos paralelos e cash games no Triton High Roller Series são Short Deck, portanto, não há nenhuma ação high stakes para mim.
VG: Existe alguma coisa que você sempre quis fazer em sua vida, o que você ainda não fez e, em caso afirmativo, gostaria de compartilhar conosco?
PG: Estou realmente interessado em meu desenvolvimento espiritual. Se você subir um nível e ver o mundo de um ponto de vista diferente, então tudo é interessante novamente.
Se há algo que eu adoraria experiênciar, então é a iluminação (espiritual), com certeza.
VG: Muito obrigado por esta ótima entrevista!